Páginas

segunda-feira, 4 de maio de 2015

DIY: Móveis velhos de cara nova

Descubra como restaurar peças

antigas e agregá-las novamente

à decoração. 

Criatividade
Com tintas de várias cores e puxadores novos, a cômoda ficou moderna, alegre e feminina.
Também podem ser usados adesivos.q
Quase todo mundo tem em casa um móvel velho que com o tempo foi se desgastando.Às vezes, é até uma peça esquecida, herdada da avó, que o lustra-móveis não dá mais jeito. Mas, por causa do valor sentimental, você não quer desfazer. Se já não sabe mais como lidar com a pressão de alguns de doá-lo, calma!
É possível transformá-lo em uma peça única e cheia de personalidade.
Antes de começar a pintura de um móvel de madeira é preciso limpá-lo. A designer de interiores Cátia Maiello e a arquiteta Cláudia Aragão, da Casatelier, sugerem usar uma mistura de água e álcool com um pano limpo e macio.
Em seguida, é recomendável alisá-lo com uma lixa fina 150, principalmente se ela já tiver acabamento. Se houver furos e lascas, o ideal é preenchê-los com massa corrida e lixar após a secagem. Depois, passe o primer à base de água.

"Uma ideia é pintar o móvel com uma cor única e criar sempre um elemento surpresa. Cládia Aragão, arquiteta"

Na hora de escolher a tinta, prefira a esmalte à base de água. Além de não ter cheiro forte, oferece melhor acabamento. Quanto ao pincel, opte por um largo e chato, mas você pode usar um rolinho. Passe duas demãos, com um intervalo de 48 horas entre elas. Para que a pintura dure mais tempo, aplique um protetor transparente com ou sem brilho, recomendam os profissionais.

Efeitos incríveis.


Você pode criar combinações com cores, tecidos e papéis. O importante é compor um efeito harmônico. As profissionais dizem que uma boa ideia é pintar o móvel com uma cor unica e criar sempre um elemento surpresa em alguma parte. A sugestão vai bem para penteadeiras, cômodas e criados-mudos, por exemplo.
A dica é revestir a face das gavetas com tecidos de algodão ou autoadesivos. A artesã Priscilla Costa, do Recicla e Decora, sugere usar tecido ou papel claro para móveis escuros e vice-versa. Lixe previamente e aplique cola branca diluída em 1/4 de água. Estique o tecido e passe uma espátula para remover as bolhas de ar. Depois de seco, apare as sobras que ficarem nas bordas. Por fim, passe duas demãos de cola branca ou verniz à base de água para impermeabilizá-los.
Páginas de livros também podem servir para uma excelente customização. Vá aplicando cola branca no móvel e colando as folhas rasgadas, fazendo um patchwork. Depois , é só aplicar cola novamente para impermeabilizar. Em média, você gastará R$ 100 para um móvel pequeno. Se usar apenas papéis e cola na customização de gavetas, o custo será de R$ 30. "Além da economia, a restauração evita o descarte e o consumo desnecessário. Sem contar que uma peça customizada deixa o ambiente mais autêntico e alegre." conclui Claudia.
 

Fonte: Jornal Universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©